domingo, 30 de janeiro de 2011

AMIZADE...

Hoje, em materia de ressaca, tentarei colocar em bom tom, assunto delicado e complexo onde todos nos podemos discorrer e assumir uma posicao, viavel ou nao, verdadeira ou nao, mas onde nos podemos justificar e argumentar consoante a mesma...

Amizade! Atencao que nao disse amizades ou amigos... disse AMIZADE!
Para facilitar a eventual discussao acerca do que eh a AMIZADE, fui buscar a definicao pelo Wikipedia... como tudo, podem discordar ou argumentar que a fonte nao eh a melhor, mas o que eh certo eh que estah bem definida, no meu ponto de vista pelo menos, o que realmente eh a AMIZADE...

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

Nao vou fazer uma leitura do que eh a Amizade para uns e para outros... estah bem explicito!

Assim sendo, tendo em conta o que estah definido acima, tenho poucos amigos! Pois como a carta do Miguel Esteves Cardoso aponta e muito bem, no campo do amor, nota-se o mesmo problema na Amizade... procuram todos o melhor para eles proprios individualmente e o altruismo eh algo ha muito relegado para segundo plano, alias, tudo eh relegado para segundo plano quando, de alguma forma, mesmo que longinquamente, haja a possibilidade de sermos considerados "totos" por nao nos termos apercebido que esse altruismo nos prejudicaria... cada vez mais vejo manobras solitarias, mesmo na noite, apunhalamentos e facadas territoriais em relacoes de amizade... tudo, porque no final, o que interessa eh que "EU" esteja melhor... o meu amigo, aquele por quem eu daria a minha vida ou por quem teria coragem de fazer grandes sacrificios, vejo agora, que nao faria o mesmo por mim! Que as atitudes altruistas cairam em desuso em virtude do EU quero, EU desejo, EU estou-me a cagar se eh isso que sentes!

Eh feio... mas cada vez mais tenho vergonha e repugnancia de viver num tempo destes, em que a carne vale mais que a palavra, em que o sentimento de estar no topo da montanha vale ah mesma, mesmo que para isso tenha de deixar o meu melhor amigo morrer 200 metros mais abaixo... em que o EU eh superior ao NOS, seja em AMOR como disse o Miguel Esteves Cardoso, ou em AMIZADE, como disse o Miguel Barradas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

I feel the ropes of the ship tightening as the wind picks up... The boards crank and moan as if they had something to say, As the silence ar...